top of page
Diário (2).jpg

Estilo: História & Receita - Bohemian Pilsener / Czech Premium Pale Lager

  • Foto do escritor: Matheus Felipe Braga
    Matheus Felipe Braga
  • 2 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Pilsen ou Pilsener é um tipo de cerveja Lager da Segunda Revolução Industrial, com o avanço da microbiologia e da eletricidade refrigerando os equipamentos das fábricas e das casas dos consumidores. É originária da cidade de Pilsen(hoje) Plzeň, na Boêmia (atual República Checa) por volta de 1840.

A cidade de Pilsen, na república Checa começou a produzir cerveja em 1295, mas até meados dos anos 1840, a maioria das cervejas da Boêmia eram de alta fermentação. O sabor e padrões de qualidade, variavam muito, e em 1838 ocorreu um episódio em que os consumidores despejaram barris inteiros de cerveja na praça da cidade para mostrar sua insatisfação. Assim, motivados por este evento, o governo da cidade funda uma fábrica de cerveja em 1839 chamada Mestansky pivovar Plzeň (em Alemão: Bürger-Brauerei, em Português: Cervejaria do Povo - agora Pilsner Urquell), que era voltada para fazer cerveja no estilo bávaro.

A cervejaria de Pilsen recrutou o cervejeiro bávaro Josef Groll (1813-1887) que, utilizando técnicas e maltes novos, apresentou o seu primeiro lote de Pilsner em 5 de Outubro de 1842. A combinação de um malte preparado por uma tecnologia Inglesa, com a água incrivelmente suave de Pilsen, com os nobres lúpulo Saaz locais e com o estilo bávaro de Lager produziu uma cerveja clara, dourada, que foi considerado como uma sensação à época. O surgimento simultâneo da eficiente forma de fabricação de vidro na Europa permitiu que a população em geral pudesse comprar copos de vidro pela primeira vez. Estes itens de luxo (à época) apresentou a visualmente agradável clareza dourada do estilo recentemente inventado, influenciando ainda mais rápida divulgação da pilsner.

É fabricada a partir de malte tipo Pilsen, lúpulo Saaz e água de baixa dureza, fermentados por levedo de baixa fermentação. Possui aroma rico e complexo do malte com um toque floral proveniente do lúpulo, sabor complexo do malte combinado com um amargor sutil do lúpulo,de baixo teor alcoólico (4~5%). É transparente e amarela, beirando o dourado, mas sua espuma é opaca e branca devido ao espalhamento da luz no espaço entre a bebida e as bolhas de ar. O estilo Pilsen é muitas vezes utilizado nos rótulos de cervejas Standard American Lager, mas diferenciam-se dessas por não utilizar adjuntos (arroz e milho) e por utilizar exclusivamente lúpulo do tipo Saaz, gerando uma cerveja com aroma mais rico e complexo.

Receita Bohemian Pilsener (20 Litros)

»4,8 kg Malte Pilsner

»0,3 kg Malte Carahell »0,1 kg Malte Munich II »65 g lúpulo Saaz (90 min) »28 g lúpulo Saaz (15 min) »1 tablete de whirlfloc (15 min) »65 g lúpulo Saaz (0 min) »2 pacotes de levedura SafLager West European Lager (S-23)

Brassagem

»65C até negativo para amido.

»76C mash out.

»OG 1.047

Fermentação

»10°C por 5 dias

»15°C por 3 dias

»FG 1.012

Maturação

»2°C por 3 semanas


 
 
 

Comentarios


Matheus Felipe Braga

Idealizador e editor do Diário do Cervejeiro, Sommelier de Cervejas, Cervejeiro Profissional Formado, Engenheiro de Produção.

matheuscervejeiro@gmail.com

Please reload

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Contato

Gostaria de nos sugerir algo? Está com algum conteúdo e gostaria que nós o publicássemos? Vai lançar um produto ou marca e gostaria de publica-la aqui?

Deixe uma mensagem para nós! Adoramos contribuir para a propagação da Cultura Cervejeira Nacional e Independente!

e-mail: matheuscervejeiro@gmail.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

Success! Message received.

bottom of page