Estilo: História & Receita - Cream Ale
- Matheus Felipe Braga
- 2 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Cream ale é um estilo de cerveja norte americano, dos quais os exemplos são de cor clara e são bem atenuados. Primeiramente trabalhada em meados dos anos 1800 em várias cervejarias nos Estados Unidos, a cream ale permaneceu uma forma muito localizada com estilos diferentes até o início do século XX.

Durante a Lei Seca nos Estados Unidos, um grande número de cervejarias canadenses começou a fabricar cream ale, refinando-a até certo ponto. Após o fim da Lei Seca nos Estados Unidos, a cerveja inglesa do Canadá tornou-se popular e o estilo foi produzido novamente em ambas as nações.

Cream ale está relacionado com a cerveja pálida. Geralmente são fabricados para ser leve e refrescante, com uma palha a cor dourada pálida. O sabor do lúpulo e do malte é geralmente subjugado, mas como todos os estilos de cerveja, ele é aberto à interpretação individual, de modo que algumas cervejarias lhes dão um caráter mais assertivo.

Embora as cream ale sejam cervejas de alta fermentação, elas normalmente passam por um período prolongado de condicionamento a frio ou maturação. Isso reduz os esteres frutados e dá à cerveja um sabor mais limpo. Alguns exemplos também têm uma levedura de Lager adicionada para o estágio de condicionamento a frio ou são misturas de cervejas e cervejas. Adjuntos como milho e arroz são usados para aliviar o corpo e o sabor, embora exemplos de malte estejam disponíveis em muitas cervejarias artesanais.

Receita Cream Ale (20 Litros)
»OG 1,054 »FG 1,010 »ABV: 4,5% »IBU: 17 »Cor: 10,2 EBC
Brassagem »3,0 kg Malte Pale Ale – 5,9 EBC »1,0 kg Malte Vienna – 7,9 EBC »0,5 kg Malte Carapils – 3,9 EBC »0,25 kg Malte Carahell – 27 EBC
»20 g lúpulo Cascade (60 min)
»20 g Amarillo (5min)
»1 pacote levedura Safale Fermentis US-05
»68ºC até negativo para amido
»76ºC mash-out
Fermentação
»17°C por 7 a 10 dias
Maturação
»2ºC por 3 semanas
Kommentare