Estilo: História & Receita - Munich Helles
- Matheus Felipe Braga
- 2 de jul. de 2019
- 1 min de leitura

Munich Helles ou Helles é um estilo de cerveja tradicional de Munique, Alemanha. Tem uma cor amarela médio até ouro claro, límpida. Com sabores de cereais e do malte Pilsen predominantes, com amargor baixo a médio-baixo.
A Helles foi criada em Munique em 1895 na cervejaria Spaten por Gabriel Sedlmayr para competir com as cervejas estilo Pilsner. Diferente de uma Pilsner, mas parecida com sua correlata Munich Dunkel, a Helles é uma cerveja com bastante presença de malte, mas que não é doce demais.

O estilo Helles nem sempre foi o queridinho dos alemães, muitos não trocariam a tradicional Dunkel, cerveja marrom escura também de baixa fermentação (Lager) por essa cerveja clara. O estilo aos poucos foi entrando no gosto dos conservadores da Baviera, começando a ser vista com mais frequência nos Biergartens (Jardins espalhados pela cidade) e assim se popularizando.

Em tempo recorde a Dunkel foi trocada pela Helles, se tornando o estilo mais popular da Alemanha. Muitos mestres cervejeiros tentaram fazer com que o estilo de cor clara fosse banido, porém como a demanda estava alta e ainda crescendo, isso não foi possível.
Assim a clara de Monique desbancou a Dunkel, se tornando a mais popular da Alemanha.

Receita Munich Helles (20Litros)
»OG 1,052 »IBU 16 »ABV 5% Brassagem »4,2 kg Pilsen »0,3 kg Munich II »0,05kg Melanoidin »0,05 kg Vienna Malt »6 g Northern Brewer Boil (60,0 min) »17 g Mittelfrueh (15,0 min) »12 g Northern Brewer (5,0 min) »2 pacotes SafLager West European Lager (S-23)
»69°C até negativo para amido
»77°C mash-out
Fermentação
»8°C por 7 dias
»14°C por 3 dias
Maturação
»1°C por 3 semanas
Comments