O lado bom da cerveja
- Matheus Felipe Braga
- 31 de jan. de 2017
- 3 min de leitura

Como já discorrido na postagem “Uma breve lição de sabor”, cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo. Evidentemente, isso também a torna uma bebida sociável, uma vez que, geralmente, a bebemos em companhia, degustando o momento e as pessoas à volta, como também mencionado na postagem “Uma cerveja para recordar”. Mas, a cerveja pode nos trazer benefícios além da socialização? Será que podemos desfrutar desses bons momentos, sem o peso na consciência de estarmos fazendo mal ao nosso organismo? Existe algum senso de consumo consciente ou saudável para cerveja?
Muitos de nós, de cara, logo pensarão. “Mas é claro que a cerveja não tem consumo saudável. Cerveja não representa saúde, mas o inverso dela”. De fato, quando falamos de cerveja, como qualquer outra bebida alcoólica, estamos falando de algo que pode causar dependência, e que pode até matar. Mas, para este, desconsideraremos os efeitos nocivos que a dependência e o consumo exagerado nos podem causar. Estudando cerveja somente como líquido, e considerando as pessoas que não tem dependência pela mesma, o próprio hábito de consumo regrado da bebida, além de não causar mal, pode contribuir para o nosso bem-estar de diversas formas.
Sei que ler isto pode até parecer uma boa dose do bom e velho “papo de bar”. Mas, de certa forma, esse “papo de bar” virou assunto sério, com ampla pesquisa, e resultados surpreendentes. Nas pesquisas, constatou-se que a cerveja é um líquido que possui muitos nutrientes benéficos para nosso corpo, contribuindo para a saúde.

Todos nós, já acostumados a beber cerveja, conhecemos bem seu efeito diurético. Para pesquisadores, este efeito é causado por um composto fenólico presente no líquido, ocasionando na diurese, eliminando assim, resíduos da metabolização de proteínas e sais (como uratos, oxalatos, entre outros), numa capacidade maior que outras bebidas, reduzindo assim, o risco de pedra nos rins. Contudo, este efeito nos desidrata aos poucos. Para isso, é importante também beber água.
Segundo o estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Cardiovascular (CSIC-ICCC) de Barcelona, a cerveja é um líquido que contém muitas vitaminas, das quais nosso sistema cardiovascular se beneficia. A vitamina B6, presente na cerveja, é conhecida por reduzir a homocisteína, onde, altos níveis desse aminoácido aumenta o risco de doenças cardíacas. Além disso, uma fibra solúvel que ajuda a regular o açúcar no sangue para pessoas com diabetes, também se encontra no líquido. Além da vitamina B6, a cerveja ainda contém vitaminas B2, B9 e B12, Biotina, Niacina, Ácido Fólico, Ácido Panthoténico e uma boa dose de Potássio. Ajudando assim, abaixar os níveis de colesterol no sangue e a dilatar os vasos sanguíneos, reduzindo assim a pressão sanguínea. Parece mentira não é mesmo? Veja o vídeo abaixo, nele tem médicos comentando sobre os benefícios que a bebida pode trazer!
A cerveja também é uma rica fonte de silicone, que é responsável por promover armazenamento de cálcio nos ossos, aumentando a densidade mineral óssea e reduzindo o risco de osteoporose.

O lúpulo, por sua vez, ingrediente obrigatório em qualquer cerveja, contém um composto chamado Xanthohumol, este composto de nome estranho é antioxidante. Compostos antioxidantes são benéficos à função cognitiva, reduzindo riscos de desenvolver demência, como o Alzheimer e Parkison. E não para por aí, o lúpulo ainda contém bioflavonoides, que tem propriedades similares ao estrogênio, as quais podem servir de ajuda, numa “terapia natural”, às mulheres nos sintomas da TPM e menopausa, minimizando os efeitos. O lúpulo também tem uma propriedade calmante, fazendo com que o corpo relaxe, diminuindo o estresse e deixando com leve sensação de felicidade.

“Bom, então a cerveja é tudo que precisávamos, vamos já ao bar, e de lá não sairemos”. Acalmem-se, não é bem assim! A cerveja tem esses benefícios, mas só os conseguimos com dosagens reguladas. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), e para o bem dos amantes de uma boa cerveja, pesquisas apontam que, o bom consumo de cerveja, seria algo em torno de 350 ml a 700 ml de cerveja ao dia! Isso mesmo, a dosagem deve ser diária, para se ter estes benefícios. E ainda mais, pesquisas revelaram que o consumo diário de álcool, entre as dosagens reguladas acima, reduz o risco de morte, se comparado com indivíduos que bebem maiores quantidades ou que se abstêm da bebida.
Коментарі